Visita tecnica
No dia 13 de setembro de 2014, acadêmicos da UFPR, fizeram uma visita técnica a FERTITEC, uma empresa incubada da UFPR, no município de Toledo no estado do Paraná. Essa visita foi de caráter técnico expositivo e foi realizada como parte da aula da disciplina de Biofertilizantes.
A Fertitec é uma empresa que recolhe resíduos agroindustriais e faz a fixação dos nutrientes presentes nesses resíduos, através do processo de compostagem, e os transforma em adubos orgânicos ou organominerais
A Empresa é localizada em um local longe da cidade e de qualquer atividade com produção de alimentos, além de ser cercada por vegetação que funciona como barreira. A localização e a barreira vegetal servem como forma de evitar o odor forte ocasionado pelo manuseio e fermentação dos resíduos e para evitar contaminação, principalmente a contaminação de afluentes dentro da área.
A empresa conta com uma área administrativa, que faz a contabilidade, compras e vendas da empresa, organizando todas as atividades administrativas. Anexa a esse setor administrativo esta a balança, que é a primeira parada dos resíduos agroindustriais. Os caminhões são pesados na entrada (cheios) e na saída, para se saber o peso dos resíduos trazidos. A caçamba dos caminhões é produzida na própria Fertitec, sendo estas produzidas com chapas plásticas. Isso deve-se ao fato dos resíduos serem altamente corrosivos em caçambas metálicas, portanto essas feitas de plástico são idéias para o transporte dos resíduos.
Falando mais especificamente do processo de compostagem feito na Fertitec, esta usa um sistema de compostagem por leiras revolvidas. Ao chegarem na empresa os resíduos são classificados, os que necessitam são triturados e depois são misturados de acordo com a relação de carbono e nitrogênio, juntamente com a adição de agentes aceleradores da compostagem (biorreguladores). Esta mistura é disposta em leiras triangulares de 03 metros de base por 1,5 metros de altura e