Visita tecnica Semob
CÂMPUS GOIÂNIA
DEPARTAMENTO DAS ÁREAS ACADÊMICAS III ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA À USINA DE CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE DA SEMOB
GOIÂNIA
2013
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo apresentar o processo de produção do concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), observado durante a visita técnica à Usina de Concreto Asfáltico da Secretaria Municipal de Obras de Goiânia (SEMOB), que foi realizada pelos alunos do 3º Período do Curso Superior de Tecnologia em Estradas no dia 12 de abril de 2013.
A usina, do tipo estacionária, produz concreto asfáltico para atender as restaurações e manutenção dos revestimentos asfálticos das vias urbanas, conhecidas como “operação tapa-buraco”.
O concreto asfáltico, mais conhecido como concreto betuminoso usinado a quente é produto da mistura convenientemente proporcionada de agregados de vários tamanhos e cimento asfáltico, ambos aquecidos em temperaturas previamente escolhidas, em função da característica viscosidade-temperatura do ligante.
2. OBJETIVO DA VISITA TÉCNICA
A visita técnica teve como objetivo conhecer o processo de produção do CBUQ, desde a preparação dos materiais até a expedição do concreto asfáltico.
3. DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO
O processo de produção do CBUQ da SEMOB é constituído das seguintes etapas: extração e britagem de agregados rochosos, preparação dos agregados e do cimento asfáltico de petróleo, dosagem mistura e expedição do concreto, conforme ilustrado na figura 3.1.
Figura 3.1 – Fluxograma do processo de produção do CBUQ
3.1 EXTRAÇÃO E BRITAGEM DO AGREGADO
Primeiro é feito a extração da rocha através de explosivos, depois acontece o desmonte secundário com uso do martelo hidráulico ou da dropp ball, em seguida esse material é recolhido por caminhões e levado para passar pelo processo de britagem