Visita obra
Ed. Residencial Van Gogh
ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: Sistemas Estruturais II
INTRODUÇÃO O trabalho a seguir apresenta o Ed. Residencial Van Gogh, situado à cidade de Itajaí na Rua XV de Novembro, nº 580 – Centro, próximo ao Centro de Eventos da Marejada. A escolha desta obra para a realizada visitação se deu em conta do interesse do grupo em conhecer as técnicas construtivas elaboradas para a execução de planos de laje de formatos não tão convencionais, que podem ser notados na estética do edifício. Tendo como objetivo esclarecer e ampliar nosso repertório e ganhar maior proximidade na relação escola / canteiro de obra.
INFRAESTRUTURA O edifício em questão é caracterizado como alto padrão, possuindo 4 apartamentos por andar de 122m² cada, sendo o valor mais baixo de venda estando em torno de R$ 600.000,00, e ainda contando com mais 4 coberturas de 244m² cada.
A infra estrutura dispõe também de duas piscinas, sendo uma de raia coberta e aquecida, que contribuem para sua classificação em alto padrão, além de receber pintura externa do tipo JET (tinta mineralizada) e internamente receber três camadas de massa corrida e três camadas de tinta. Vale ressaltar que há uma preocupação com questões ambientais, o edifício conta um sistema de reaproveitamento da água dos chuveiros e da chuva nos bacios sanitários.
Planta Baixa do Pavimento de Lazer
MATERIAIS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS O Edifício é estruturado em concreto armado convencional, e foi feito o uso de concreto usinado do tipo CP IV sem aditivos.
Fundações: executadas com perfuração de hélice contínua, preenchimento com concreto usinado e armadura.
Pilares: em concreto usinado, moldado in loco.
Lajes: nervuradas (com preenchimento EPS) e maciças, uni e bidirecionais moldadas in loco.
Vigas: em concreto usinado, moldadas in loco.
Paredes de Alvenaria: tijolo de barro, bloco cical e argamassa.
Revestimento: interno: revestimento com