Modelo
TIAGO MENDES MACHADO
VIVÊNCIA CRISTÃ: VIRTUDES CRISTÃS
CURITIBA
2012
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
TIAGO MENDES MACHADO
VIVÊNCIA CRISTÃ: VIRTUDES CRISTÃS
Trabalho apresentado à disciplina de Vivência Cristã do curso Livre em Teologia, Unidade Teológica Pastoral Metropolitana Norte (PR/018), Instituto Teológico Quadrangular. Professora Roseli.
CURITIBA
2012
RESUMO DO CAPÍTULO 3: VIRTUDES CRISTÃS Nós que vivemos uma vida cristã devemos cuidar com nossa natureza pecaminosa que tantas vezes se manifesta, mesmo que de forma oculta, e nos leva a viver uma jornada dupla. Essa é a maneira que nos afastamos de Deus, esse é o chamado caminho das obras da carne. Quando vemos para o evangelho fomos libertos do poder do pecado, mas não de nossa natureza carnal, desde então temos notado a luta de duas forças opostas dentro de nós: a carne e o Espírito. Porém nesse aperfeiçoamento da vida cristã, nessa luta diária, temos o Espírito Santo e a Palavra de Deus ao nosso lado para que subjuguemos a nossa carne. A vida cristã apresenta uma série de qualidades que devem ser buscadas por nós e de forma alguma negligenciadas. Porém para alcançarmos essas qualidades é necessário olhar para nossos defeitos de caráter a serem corrigidos. Estudar as obras da carne e o fruto do Espírito é uma oportunidade para um olhar revelador, que muda, transforma e corrige. As obras da carne não têm nenhuma relação com o agir de Deus, mas apenas com a natureza carnal do homem. Na epístola de Paulo aos gálatas, Paulo os lista:
PROSTITUIÇÃO: a melhor colocação seria IMORALIDADE, tudo que foge ao padrão de sexualidade criada por Deus para nós;
IMPUREZA: falta de pureza nas intenções;
LASCÍVIA: ansiedade pelo prazer carnal; Estas três obras da carne constituem-se numa perversão do instinto sexual, criado por Deus ara ser uma benção para o homem e para a mulher.
IDOLATRIA: culto a falsos deuses; sempre é uma associação a