Visita domiciliar
A visita domiciliar é um instrumento de trabalho do serviço social, tendo como objetivo principal conhecer as condições de vida da população usuária, logo garante uma aproximação da instituição com a realidade do usuário.
A visita domiciliar é realizada pelo assistente social, porque possui capacidade teórico e metodológica para analisar tal situação, em principal o contexto sócio econômico, não tratando esses sujeitos na sua singularidade.
Para realizar tal atividade a instituição deve garantir condições necessárias, como transporte, entretanto em um contexto de desmonte dos serviços públicos, que pouco garante condições mínimas para o trabalho, fica cada vez mais difícil a implementação desse trabalho.
Ainda é importante ressaltar questões como, quando o usuário esta na instituição trata-se de um espaço publico, mas quando o assistente social vai ate sua casa esta em um espaço privado. Portanto a visita domiciliar deve ser realizada em conformidade com o nosso código de ética para não retornamos no serviço social conservador, visto que tal instrumento de trabalho foi utilizada como controle das classes populares.
Vale ressaltar problemas como a localização, pois há locais de risco onde não se pode chegar desacompanhada ou existem locais de difícil acesso onde é preciso a ajuda dos moradores para dar informação. Alem disso o tem problemas como o trafico em algumas comunidades. Ainda temos que ter cuidado pois muitas famílias confundir o nosso trabalho com o de um policial .
A visita domiciliar deve ter três momentos:
1. Identificação e explicação do motivo de estar ali
2. Desenvolver o objeto da visita
3. Fazer um feedback dos assuntos conversados
Aspectos práticos da visita domiciliar
A Visita Domiciliar possibilita a aproximação do cotidiano dos usuários pelos profissionais que utilizam este instrumento, os quais podem observar as interações familiares e a rede social em que aquele está inserido, o que