Visita ao Zoológico
DATA: 16/08/13
TURMAS: 1º ANO 02/1º ANO 04
ÁREA DE EMPREGABILIDADE: MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATUTURAIS
1. INTRODUÇÃO
A prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Zoo-botânica, inaugurou em 5 de março de 2010 o Aquário da Prefeitura – Bacia do Rio São Francisco, que é a mais grande atração mineira ao oferecer a oportunidade de estudos sobre a biologia, a criação e a manutenção de peixes em cativeiro, além de representar mais uma opção de laser, turismo e cultura para os brasileiros. Ocupando uma área que abriga 22 recintos (tanques) que, em seus variados tamanhos e formatos, contam com um total de mais de 1 milhão de litros de água. Esses recintos foram ambientados de forma a representar o rio São Francisco, propiciando as condições adequadas para exibição de espécies em cativeiro.
O Aquário é uma atração importante em Belo Horizonte e um belo presente para a cidade, é uma coisa nova no Brasil e com certeza é uma referência turística na nossa capital, bem como referência de pesquisa e educação ambiental.
2. JUSTIFICATIVA
Ao visitar o Aquário, os alunos terão a oportunidade de conhecer novas espécies de peixes e obter informações sobre o “Velho Chico”, pois ele é considerado um pedaço do Rio São Francisco a ser protegido e conhecido, justificando então, nossa visita. Além de ser um espaço para realização de estudos e pesquisas, o Aquário da prefeitura configura-se como local para conhecimento de aspectos socioambientais e culturais das populações que ocupam as margens do Rio São Francisco. Desse modo, apresenta objetos característicos dessas comunidades, como carrancas, redes de pesca, âncora, canoas, peças de cerâmica, esculturas, uma réplica, em tamanho reduzido, do barco a vapor “Benjamim Guimarães”, além de outros. A riqueza da Bacia do Rio São Francisco poderá ser apreciada de perto na Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte.
3. OBJETIVOS