Visita ao Museu do Homem do Nordeste e Instituto Ricardo Brennand (Recife- PE)
Centro de Educação / Curso de Pedagogia
Ensino de Geografia
Discente: Laylla Lima da Silva – 11123863
Visita ao Museu do Homem do Nordeste e Instituto Ricardo Brennand
(Recife- PE)
No museu do homem nordestino, dentre as obras em exposição as que mais me chamaram atenção foram às peças de artigos religiosos, dentre eles terços, imagens, fitinhas de santo. As peças passaram-me a representação da fé do povo nordestino, que mesmo tão sofrido não deixa desacreditar na força divina, e dos santos por quais são devotos.
Fonte: Jefferson Duarte (2010)
Dentre as obras magníficas em exposição no instituto Ricardo Brennand (Recife-PE), No meu ponto de vista, a mais impactante são as peças da exposição “O julgamento de Fouquet”; estas chamam atenção por seu realismo, feitas de cera em tamanho natural aproximam-se bastante das feições humanas.
Em 148 na frança Fouquet, foi indicado pelo Cardeal Mazarino, (primeiro-ministro da corte), do reinado de Luís XIV para ser superintende das finanças do reino, porém Fouquet usou do cargo para multiplicar sua fortuna, e gozar de privilégios econômicos. Senso assim foi acusado de peculato e sedição junto ao Rei por Jean-Baptiste Colbert, se julgamento durou três anos, sendo o parecer final ser banido da frança, ter seus bens confiscados e aprisionado no Castelo de Pignerol, onde faleceu no dia 23 de março de 1680.
Fonte: Carol Menezes (2014)
REFERÊNCIAS:
Duarte, Jefferson. O Homem do Nordeste Eternizado no Museu. 2010. Disponível em: . Acesso em: 03 nov. 2014
Instituto Ricardo Brennand. Ascensão e Queda de Nicolas Fouquet. Disponível em: < http://www.institutoricardobrennand.org.br/pinacoteca/Fouquet/index.html>. Acesso em: 03 nov. 2014 Acesso em: 03 nov. 2014