Visita ao museu AFROBRASIL
Ariane Otaviano
Danielle Rodrigues
Gustavo Gomes
Rafaela Miano
Visita ao MUSEU AFROBRASIL E ANÁLISE DO MUSEU
OSASCO – SP
2014
Arthur Miranda
Ariane Otaviano
Danielle Rodrigues
Gustavo Gomes
Rafaela Miano
Visita ao MUSEU AFROBRASIL E ANÁLISE DO MUSEU
Trabalho de apresentação ao Centro Universitário Fieo à conclusão de análise e visita ao museu AFROBRASIL.
Orientador: Prof. Ival
OSASCO - SP
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre a cultura, mas concretamente sobre nossa antiguidade e sua interferência em nosso cotidiano.
A metodologia utilizada foi a visita ao museu AFROBRASIL, onde podemos ter contato com vários exemplos de tradições e culturas. E também utilizamos nosso entendimento sobre o texto de Roque de Barros Laraia para fazer uma breve comparação a visita.
Depois da nossa visita ao museu, percebemos que, na medida do possível, ele resgata e exalta a influência da cultura africana no povo brasileiro por meio de imagens e através de textos, mostrando tradições que já estão enraizadas na nossa cultura e que tem forte influência dessa cultura, como por exemplo: a capoeira, o candomblé, a feijoada, etc. Esta última tendo sido criada por escravos nas senzalas, além disso o museu mostra a trajetória desse povo ao longos dos anos e suas influencias nas mais diversas áreas como futebol, culinária, politica, arte e música.
Segundo interpretações, acerca da visita ao museu foi observado que o termo “cultura” é na verdade o aglomerado de costumes, lendas e tradições trazidas pelo povo africano em conjunto com o dia a dia do povo brasileiro, o mesmo que abraçou essa cultura e a incorporou em seu cotidiano. Essa definição vai ao encontro com as ideias passadas pelo texto lido em sala de aula, pois, segundo o autor do livro, Roque de Barros Laraia, a cultura de um povo se faz através do cotidiano