Visagismo
Tomamos como ponto de partida um breve conceito:
“O visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.” (BORO, Rodrigo)
Entretanto, daremos destaque ao corte, como foco do trabalho, não dando aos outros menos importância. Sendo assim, será mostrado formato de rostos, cortes femininos e masculinos que se identificam com cada tipo de roto.
Vimos no breve conceito apresentado, que o visagismo vai além de um corte de cabelo para um tipo de face, seja redondo, retangular, oval, triangular, diamante, formato coração ou quadrado. Isto é, ele revela qualidades interiores de uma pessoa.
É muito comum vermos atrizes e atores mudando o visual a cada novela. É neste meio, por exemplo, que destacamos o papel do visagista, pois é ele o responsável pelas mudanças estéticas que nos faz acreditar que o ator ou atriz é um novo personagem.
Um exemplo é o corte da presidente de nosso país, V.exª Dilma. Para quem conhece sua trajetória, vemos que ela utilizou vários cortes, e que possivelmente mudou sua imagem para conquistar o cargo como presidente. Vemos então o antes e depois:
Acrescentamos também uma curiosidade: o visagista está sendo inserido em grandes empresas para analisar os candidatos a serem contratados, com a intenção de captar uma imagem ideal que represente a empresa e interpretar a personalidade de cada um deles. (JORGIN, Flávia)
Estilos de cabelo
Cabelo liso: remete praticidade, maturidade e seriedade. Ideal para profissões rígidas.
Cabelos encaracolados: remete a um visual lúdico, infantil. Ideal para quem busca jovialidade.
Cabelo andulado: remete a sensualidade, romantismo e amplitude. (Gisele Bündchen, um exemplo clássico).
Cabelo curto: ideal para mulheres decididas e com personalidade forte. Passa imagem de