Vis O Hol Stica
O ser humano é um ser indivisível, ou seja, não pode ser entendido por meio de uma análise separada de suas diferentes partes. Esse é o princípio básico da abordagem holística, que pode ser considerada como uma forma de perceber a realidade, um modo de pensar.
A visão holítisca, deriva da palavra grega “holos”, que significa “todo”, “inteiro“. Ela está implícita em várias concepções filosóficas ao longo de toda a evolução do pensamento humano.
Essa forma de ver o mundo tem sido considerada por diversas áreas do conhecimento (como a física, medicina, ecologia, psicologia e administração) e vem quebrando muitos paradigmas, principalmente os relacionados á visão mecanicista, analítica e impessoal. No campo do desenvolvimento humano, a abordagem holística consiste em liberar e direcionar as energias nos quatro diferentes níveis do ser humano (os de ordem física, mental, emocional e espiritual).
O importante é que o ser humano se desenvolva e tenha equilíbrio em todos esses níveis. É perceptível a interdependência entre eles. Quando uma pessoa está fisicamente bem, sente-se melhor consigo mesma e tem mais disposição, conseqüentemente acumula mais energia e vitalidade para outras atividades da sua vida, como o trabalho. Nessa mesma linha,quando uma pessoa está em equilíbrio emocional ,em geral, apresenta motivação, entusiasmo, excitação, sensações de alegria e prazer.
Visão o holística na fisioterapia
Sempre que se vislumbra a profissão Fisioterapia, logo se tem em mente imagens de pessoas trabalhando em prol da reabilitação e da recuperação física do ser humano com propósitos altruístas. Isso quer dizer que sempre se pensa na Fisioterapia quando os problemas já se fazem presente no cotidiano do homem. È correto pensar assim?
È válido trazer á tona mais uma vez a discussão sobre os papéis gerais e específicos desta profissão, bem como a exata definição de sua área de trabalho que é a Saúde.
Saúde é considerada, o pleno bem- estar biopsicossocial do