Virus
Os vírus são microrganismos de grande simplicidade: pequenos, de 20 a 300 nm de diâmetro em geral, com apenas um tipo de ácido nucléico (RNA ou DNA)desprovidos de estrutura celular não crescem, não metabolizam não sofrem divisão inertes fora de células vivas são parasitas intracelulares obrigatórios.
CONCEITO
Os vírus podem ser definidos como organismos acelulares, cujos genomas são replicados, obrigatoriamente, no interior de uma célula hospedeira. Com base no seu código genético, transcrito pela polimerase viral e com o uso de parte do maquinário metabólico celular, os vírus sintetizam os seus componentes (proteínas e ác. nucléico). Estes se agrupam no citoplasma ou núcleo, formando novas partículas ou vírions. Os novos vírions são liberados da célula hospedeira e vão infectar novas células, perpetuando a espécie.
ORIGEM Seriam componentes celulares que adquiriram um invólucro protéico e tornaram-se autônomos (involução)?
Seriam formas primitivas de vida ou moléculas primitivas auto-replicativas?
Os vírus não possuem origem única, provavelmente evoluíram com seus hospedeiros. O vírus é um ser vivo?
Organismo acelular “ Um organismo é uma unidade elementar de uma linhagem com uma história evolutiva individual.” (Luria, 1978) “acelular = sem estrutura de célula (protoplasma circundado por membrana).”Ser vivo1-Apresenta capacidade de: nutrição, respiração, excreção, irritabilidade, movimento,crescimento e reprodução.
2-Apresenta capacidade de: estocar e replicar informações genéticas e tem potencial de atividade enzimática. (Luria 3-Vida pode ser um fenômeno associado com a replicação de sistemas de informação auto-codificados.
Estrutura Como não apresentam organização celular, não possuem metabolismo próprio e não podem reproduzir-se por si mesmos, replicando-se exclusivamente através do substrato molecular