virus
Problema:
Estudo das técnicas utilizadas para descoberta de crimes e indícios virtuais pelo perito forense no dispositivo de armazenamento disco rígido
Hipotese:
Metodologia:
Capitulo 1: Conceitos de pericia forense
1.1 Definições de pericia forense
Desde os primórdios da humanidade os crimes ja recebiam tal atenção que eram suscetíveis a investigações atraves de inúmeros métodos e praticas adotados pelos anos de experiência nos atos humanos mais previsíveis e insanos. Esses métodos foram sendo aprimorados e utilizados para muitas praticas de investigação criminal, abolindo assim diversas áreas da ciência, sendo também adotada como a ciência forense.
A ciência forense é utilizada para a análise de vestígios principalmente em crimes violentos. Tais como espécimes biológicos como sangue, cabelo, sémen, e outros tecidos que estão entre os tipos de evidências mais frequentemente encontrados nas cenas do crime. Estes chegam a um laboratório criminal de várias formas, tipos e condições, fazendo com que os procedimentos analíticos normais, às vezes sejam difíceis de executar. Graças a testes e investigações forenses, pedaços de evidências agora dizem muito mais do que costumavam a dizer. Dada a alta exactidão e natureza sensível das investigações forenses, é necessária uma extrema cautela para prevenir contaminações na hora de identificar, recolher e conservar uma evidência biológica. Os investigadores e os profissionais de laboratório usam todo o tipo de materiais para manipular as evidências a fim de evitar o contacto com os vestígios recolhidos de modo a não haver contaminação (adulteração dos vestígios) dos mesmos. Os detalhes são um ponto importante no que diz respeito à observação e tratamento de vestígios. Isto tudo mostra que a ciência forense está realmente a mudar a nossa vida do dia-a-dia.(ciências_forenses, 2009)
Assim, sendo ela conceituada como ciência que investiga crimes violentos, praticas