Virus
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Técnicas Laboratoriais de Diagnósticos de viroses
Raquel de Morais Custodio
Rio de Janeiro, 18 de Novembro de 2010.
RAQUEL DE MORAIS CUSTODIO
Aluna do curso de Ciências Biológicas
Técnicas Laboratoriais de Diagnósticos de viroses
Trabalho em forma de pesquisa de virologia sobre técnicas laboratorial de Diagnóstico das Viroses como parte de ensino de Ciências Biológicas da Fundação Técnico Educacional Souza Marques de Cascadura, lecionado pelo professor Marcos Madureira Laurindo.
Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2010.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O diagnóstico de doenças foi uma das áreas da medicina que mais avançou. Várias doenças infecciosas podem ser condicionada pela facilidade com que, atualmente, se manipulam os ácidos nucleicos (DNA e RNA). Além de novos métodos de detecção de microrganismo, que possibilitam definir com exatidão o agente causador de uma infecção. O diagnóstico de uma doença infecciosa é realizado pela detecção direta do agente infeccioso ou, de uma forma indireta, pela análise da presença de antígenos ou anticorpos no paciente, através de métodos imunológicos.
ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DOS VÍRUS:
Através de sistemas vivos (culturas de células) no quais os vírus são propagados. Detecção direta do vírus, antígeno e genomas virais. A colheita do material deve ser feita na fase aguda da doença. O material a ser transportado imediatamente para o