Virus
A palavra vírus é originária do latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.
Desenvolvimento
Agentes biológicos
Os agentes biológicos estão presentes em muitos sectores, mas, como raramente são visíveis, os riscos que comportam nem sempre são considerados.
Entre estes agentes contam-se as bactérias, os vírus, os fungos (leveduras e bolores) e os parasitas. Os agentes biológicos são classificados de acordo com o risco que representam para a saúde.
É aconselhável consultar a legislação nacional sobre o manuseamento de agentes biológicos no local de trabalho, que deve conter tabelas de classificação dos agentes biológicos perigosos (micro-organismos e parasitas) em função do respectivo nível de risco, uma base para a avaliação dos riscos e as medidas preventivas a adotar durante a utilização destas substâncias.
Vírus
Vírus são os únicos organismos acelulares da Terra atual.
Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus). A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária, como ideias. O termo vírus de computador nasceu por analogia. A palavra vírion ou víron é usada para se referir a uma única partícula viral que estiver fora da célula hospedeira.
Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies. Ilustração do vírus HIV mostrando as proteínas do capsídeo responsáveis pela aderência na célula hospedeira. | | Vírus é uma partícula basicamente proteica