virus e doenças humanas
UnilesteMG Graduação em Ciências Biológicas
ENERGIA
Energia é um termo que deriva do grego "ergos" cujo significado original é trabalho.O conceito de energia está relacionado com a capacidade de por em movimento ou transformar algo. No âmbito económico e tecnológico, a energia refere-se a um recurso natural e aos elementos associados que permitem fazer um uso industrial do mesmo.
Para a física, a energia é uma magnitude abstracta que está ligada ao estado dinâmico de um sistema fechado e que permanece invariável com o tempo. Trata-se de uma abstração que é atribuída ao estado de um sistema físico. Distinguem-se diversos tipos de energia, sendo a Termodinâmica a área da Física que estuda a forma como a energia cria movimento.
A energia aparece de diferentes formas e é de diferentes tipos: calor, luz, mecânica, elétrica, química, nuclear… Usamos energia para fazer a maior parte das atividades do dia-a-dia, desde o levantar da cama até ao enviar satélites para o espaço. E mesmo quando não estamos a fazer nada, a energia está sempre presente. Tendo em conta as suas diversas propriedades (composição química, massa, temperatura, etc.), todos os corpos possuem energia.
Pode-se detalhar diversos tipos de energia consoante o campo de estudo. A energia mecânica, por exemplo, é a combinação da energia cinética (gerada pelo movimento) e a energia potencial (relacionada com a posição de um corpo dentro de um campo de forças).
Entendida como sendo um recurso natural, a energia nunca é um bem só por si, mas antes um bem intermédio que permite satisfazer outras necessidades na produção de bens e serviços.
A energia também pode ser classificada de acordo com a fonte. Dá-se o nome de energia não renovável àquela que provém de fontes esgotáveis, como a que vem do petróleo, do carvão ou do gás natural. Por sua vez, a energia renovável é virtualmente infinita, como é o caso da eólica (gerada pela acção do