os beneficios dos virus
A descoberta dos vírus tem início em 1883, quando Adolf Mayer (cientista alemão) trabalhava com plantas de tabaco. A doença é conhecida como mosaicodotabaco.
Mayer percebeu que podia transmitir a doença de uma planta para outra ao pulverizar seiva extraída de plantas doentes em plantas sadias. O cientista pensou que se tratava de uma bactéria muito pequena.
Uma década depois, Dmitri Ivanowsky (cienstista russo) passou a seiva infectada por um microfiltro, o qual deveria reter células bacterianas. Entretanto, após a filtração, a seiva continuava infectando plantas sadias. Para Dmitri, tratava-se de uma toxina.
Em 1897, o botânico holandês Martinus Beijerink comprovou que após sucessivas pulverizações com seiva infectada em plantas sadias, o agente infeccioso continuava exercendo o mesmo efeito. Portanto, tal agente podia se reproduzir (não podia ser toxina).
Apenas entre as décadas de 1940 e 1950, com o uso da microscopia eletrônica, é que o TMV (tobacco mosaic virus) pode ser visualizado pela primeira vez.
BENEFÍCIOS DA ULTILIZAÇÃO DOS VÍRUS
Vírus: vírus podem ser utilizados como forma de controle biológico.
O controle biológico é o uso de um organismo especialmente escolhido para controlar um outro que represente uma praga. É uma forma de manipular a natureza para obtenção de um efeito desejado. O controle biológico pode reduzir o uso de pesticidas por efetiva e economicamente suprimir pragas agrícolas.
Vírus utilizado Inseto controlado
Baculovirus anticarsia (NPV) Anticarsia gemmatalis (lagarta da soja)
Os vírus são muito importantes na biologia molecular sendo utilizados como vetores de clonagem e para inserir DNA nas bactérias e também como uma alternativa aos antibióticos para tratar infecções por bactérias (por matar bactérias ). Alguns podem ser usados ate como fonte de energia como é o exemplo do vírus M13 que poderá ser usado para fabricar baterias ultra densas com até 3x mais potencia que as