virus hiv
A habilidade do HIV em ludibriar os cientistas se deve, em parte, à sua dupla personalidade. Ele é um retrovírus: tem RNA como material genético, mas o transforma em DNA quando entra na célula. Ninguém sabe por quê. Para piorar, ataca justamente as células do sistema imunológico. Quando a infecção avança, o doente perde suas defesas e fica vulnerável a outros micróbios, que normalmente seriam inofensivos.
Hoje já existem tratamentos que eliminam a maior parte dos vírus do organismo e prolongam a vida do portador indefinidamente. Não são, porém, remédios definitivos. Para chegar lá, a Medicina precisa entender melhor como o assassino trabalha e como o corpo tenta acabar com ele. Vencidas essas etapas, a batalha estará no bico.
O vírus da imunodeficiência humana, que pode causar a síndrome da imunodeficiência adquirida, é transmitido pelo contato com sangue ou fluidos corporais. O vírus não permanece ativo por muito tempo fora do corpo, pois as chances de infecção através de uma origem externa, como uma superfície livre, é extremamente remota.
O vírus HIV causa a AIDS. Esse é o termo utilizado quando o sistema imunitário de uma pessoa fica muito prejudicado por um longo tempo por causa do HIV.
Equívocos
Photos8.com
O HIV não se propaga através de lágrimas, saliva, suor, urina , fezes (movimentos intestinais) ou vômito que não contêm sangue. Ele não é transmitido