Virtude
FACULDADE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Disciplinas: Filosofia e Educação I - Filosofia da Educação
Prof. Reinério Simões
Aluna: Thamyryz de Lima Rodrigues da Silva.
Pedagogia: 1° PERÍODO-Turno manhã.
Tema: Sobre a Virtude - Da necessidade da Ética
Terceira Avaliação - A3 Desenvolver as seguintes questões:
1. O que são vício e virtude na tradição antiga e cristã (medieval)?
Podemos caracterizar o vicio como um desejo ou uma conduta excessiva. Já Aristóteles define virtude como um sentimento ou mesmo uma conduta moderada. Ela é diferenciada como o discernimento da prudência, a retidão da justiça, a firmeza da fortaleza... sendo assim, fundamental para o ser humano, pois toda virtude é uma capacidade de inclinação, de escolha. Os Vícios submetem-se as paixões deixando-se governar pelas causas externas, e assim podemos destacar as Três paixões originais sendo elas: a alegria, a tristeza e o desejo. Na Tradição Antiga e cristã a virtude está diretamente ligada ao amor, e prática do bem, enquanto o vício tem sentido de defeito físico, imperfeição, falha, má qualidade, no sentido figurado, imperfeição moral, defeito, vício. 2. Mostre a relação entre senso moral, consciência moral e vida intersubjetiva.
Senso Moral: os nossos sentimentos exprimem nosso senso moral quando somos participantes de ações movidos pelo sentimento de voluntariedade e solidariedade.
Consciência Moral: Estão expressos em atos ou atitudes movidos por emoções forte tais como, o medo, a ambição, a vaidade, a covardia, tudo isso nos impulsiona a fazer coisa que nos traga vergonha. O senso moral e a consciência moral são inseparáveis da vida cultural, uma vez que define para seus membros os valores positivos e negativos que devem respeitar ou detestar.
Vida Intersubjetiva: está relacionada as relações que mantemos no decorrer da vida com os outros fazendo assim