Multipolarização
GEOGRAFIA DO ESPAÇO MUNDIAL
DA BIPOLARIZAÇÃO A MULTIPOLARIZAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL
Introdução: Na segunda metade da década de 50, o mundo continuava tentando se equilibrar numa corda bamba sobre um abismo nuclear. No Leste ( socialista ) e no Oeste ( capitalista ) havia crescido rapidamente um grande arsenal atômico, diversificado e dotado de sofisticada tecnologia. No campo militar, apesar de uma ligeira superioridade estadunidense, Estados Unidos e União Soviética tinham, cada um, a plena possibilidade de destruir o outro, mas sabiam, ao mesmo tempo, que uma vez iniciado um conflito não poderiam evitar a própria destruição. (Edgard Luiz de Barros, A Guerra Fria).
I - O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL MARCA O INÍCIO DA FORMAÇÃO DE DOIS BLOCOS DE PODER: O CAPITALISTA, LIDERADO PELOS ESTADOS UNIDOS, E O SOCIALISTA, LIDERADO PELA UNIÃO SOVIÉTICA.
① As guerras mundiais ( 1914 – 1918 / 1939-1945 )
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) envolveu, de um lado, Inglaterra, França, Rússia e muitos outros países – inclusive o Brasil, que forneceu matérias-primas e produtos agrícolas – e, de outro, Alemanha e o Império Austro-Húngaro. Estes últimos foram derrotados. Essa guerra deixou um saldo de milhares de mortos, feridos, mutilados, além de muita destruição e miséria. Os problemas econômicos e sociais eram muitos em todos os países que participaram do conflito. Mas apresentavam-se mais graves na Alemanha, onde havia uma forte insatisfação popular pela derrota e pela humilhação imposta a eles pelos países vencedores. Isso gerou um forte sentimento nacionalista e revanchista entre os alemães. No final da década de 20, quando a crise econômica parecia resolvida, o mundo foi surpreendido com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque (1929). A ordem econômica internacional foi afetada, e, conseqüentemente, agravou as tensões políticas e sociais. Esse clima tenso e de desesperança facilitou a ascensão de movimentos