Virtude profissional Lealdade
VIRTUDES PROFISSIONAIS
LEALDADE
CONCEITO DE LEALDADE ENQUANTO VIRTUDE PROFISSIONAL E AS VANTAGENS DE SUA APLICAÇÃO
Lealdade é uma palavra que vem sendo cada vez menos usada no ambiente corporativo em razão da elevada competitividade de mercado. O termo sugere fidelidade aos compromissos assumidos com outra pessoa ou com uma empresa, o que implica em proceder de acordo com princípios que envolvem noções de honra e de dever.
Por muitos anos a lealdade foi considerada uma das principais características do colaborador ideal. O profissional que permanecia por décadas no mesmo emprego era muito bem-visto não só dentro da própria empresa, mas, por todo o mercado de trabalho. Entretanto, com o passar do tempo, esse paradigma mudou.
Hoje, mais conscientes de seus direitos, os funcionários sabem que podem buscar melhores oportunidades sempre que não encontrarem, na organização, os subsídios necessários para a construção de uma boa carreira profissional.
A perda constante de talentos, muitas vezes, não é resultado da deslealdade dos colaboradores, e sim, do descuido dos gestores que se esquecem de que lealdade é um valor que precisa ser recíproco. É simples: se o profissional não recebe nenhum tipo de reconhecimento pelo trabalho – promoção, mais autonomia, ajuda de custo para cursos, gratificação por metas atingidas ou qualquer outro benefício – ele não tem motivos para permanecer na empresa caso surja uma proposta melhor.
Por isso, para garantir a permanência e poder esperar lealdade do colaborador, a organização precisa mostrar-se leal a ele, ou seja, demonstrar interesse por ele, deixando claro que o objetivo maior é um crescimento mútuo.
E este é alcançado quando empregador e empregado trabalham em sintonia, a lealdade sempre anda de mãos dadas com outras virtudes, assim sendo, caso opte-se por essa como forma de gestão dos funcionários estes devolverão não só em forma de lealdade, mas