Virtualização
Microsoft Hyper-V é um programa de virtualização baseada em hipervisor para sistemas de 64 bits com processadores baseados em AMD-V ou Intel Virtualization Technology (as ferramentas de gerenciamento podem ser instaladas também em sistemas x86). Uma versão beta do Hyper-V foi incluída no Windows Server 2008, e a versão final foi lançada em 26 de junho de 2008
Arquitetura
Por ser baseada em hipervisor, o Hyper-V é apenas uma pequena camada de programa entre o hardware e as máquinas virtuais que gerencia todo o acesso aos recursos físicos, sem perdas significativas de desempenho. O Hyper-V é baseado em partições lógicas que são isoladas umas das outras. É necessário ter pelo menos uma partição pai que possui acesso privilegiado e direto aos recursos físicos, capaz de criar partições filhas. Estas por sua vez, não possuem acesso direto aos recursos físícos e não controlam interrupções reais, possuindo apenas uma visão virtual dos recursos.
Visão Geral
Seguro e Otimizado
O Microsoft Hyper-V Server 2008 R2 é uma solução de virtualização segura e otimizada que proporciona melhor utilização de servidor e redução de custos. Como o Hyper-V é um produto independente especializado, que contém apenas o Windows Hypervisor e os componentes de virtualização, ele consome poucos recursos e requer o mínimo de custos. Ele se integra com facilidade aos ambientes de TI, aproveitando suas ferramentas de suporte, correções, provisionamento, gerenciamento, processos e especialização.
Com Live Migration, clustering de host e suporte a volumes de cluster compartilhados incluídos no produto, os clientes tem acesso a maior disponibilidade com suporte a períodos de inatividade previstos e imprevistos.
Os profissionais de TI podem aproveitar seus conhecimentos e habilidades nos produtos de virtualização da Microsoft, bem como o conhecimento coletivo da comunidade, diminuindo, assim, a necessidade de treinamento. Além disso, com o amplo suporte a aplicações Microsoft e a