Virtualização
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
VIRTUALIZAÇÃO UMA NECESSIDADE REAL
GUARUJÁ
MARÇO 2011
UNIESP – FACULADE DO GUARUJÁ
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
VIRTUALIZAÇÃO UMA NECESSIDADE REAL
Monografia apresentada ao Curso de Sistemas de Informação da UNIESP – Faculdade do Guarujá, como requisitos para obtenção do grau de Bacharel em Sistemas de Informação, orientado pela Ms.Lilian Assumpção Mello.
GUARUJÁ – SP
MARÇO 2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PROBLEMÁTICA
3. HIPÓTESE
4. JUSTIFICATIVA
5. OBJETIVOS 5.1 GERAL 5.2 ESPECÍFICOS
6. METODOLOGIA
7. REVISÃO BIBLIOGRAFICA
8. CRONOGRAMA
1. INTRODUÇÃO
Analisamos o uso da virtualização em pequenas e médias empresas, visando identificar os impactos obtidos mediante sua implantação. Destacando-se assim os principais aspectos como: vantagens, desvantagens e segurança, identificando pontos negativos e positivos.
Para a implantação usaremos o software de virtualização VMware, considerado o principal software do mercado, este será utilizado para a criação de máquinas virtuais que irão funcionar como computadores dentro do seu sistema operacional, demostrando assim a facilidade de alterar a infraestrutura de forma rápida e flexivel, tendo-se ao mesmo tempo um ambiente estável e confiável, independente do hardware utilizado. Observamos a facilidade na implantação dos servidores virtuais bem como o seu gerenciamento através de uma ferramenta única, nesse caso o VMware. Com isso uma possível migração de ambientes ou atualização de hardware seria transparente para o usuário final. Com a utilização das máquinas virtuais poderemos observar uma significativa redução no consumo de energia, por utilizarmos apenas um servidor físico o qual consolidara diversas máquinas virtuais que irão suportar diferentes plataformas, utilizadas para diversos fins. Com isso torna-se mais fácil o gerenciamento do ambiente, permitindo uma melhor