Violência no espaço público
Recorte do tema
A violência urbana é um fenômeno que é caracterizado pelo descumprimento de leis, ou todo e qualquer ação que venha ferir fisicamente, psicologicamente o próximo. Os fatores que desencadeiam tal fenômeno são os mais diversos possíveis, tais como; desemprego, tráfico em geral, questões de gênero discriminação em geral e tantos outros.
No Brasil um dos fatores determinantes para fomentação da violência urbana é a má distribuição de renda que resulta na privação da educação e melhores condições de moradia. Dessa forma o cidadão “meliante” é gerado pela sociedade, pois com péssimas condições de vida o mesmo busca outras formas de ganho através do submundo. Com isso fica fácil observar que o pobre passa a ser visto como marginal perante a sociedade. Segundo Bajoit (2006):
O pobre, sem dúvida, é tudo isso ao mesmo tempo: um marginal, um explorado, uma pessoa dependente e um desfilhado. O problema, evidentemente é que cada uma dessas leituras tomadas separadamente reduz o pobre a uma única dimensão, simplifica o problema de uma forma excessiva (como a foto reduz o personagem fotografado a um objeto plano, revelando dele uma parte do que ele é, mas escondendo todos os demais aspectos de sua realidade). (BAJOIT, 2006).
Os índices de violência nas grandes cidades Brasileiras, só tem aumentado, a exemplo de São Luís- MA, assolada por todos os fatores que determinam a violência urbana citados acima. A cidade São Luís tem crescido numericamente, entretanto a cidade não apresenta os aparatos necessários para um bom desenvolvimento que atinja a todos positivamente.
A onda de medo e insegurança que assola os habitantes de São Luís tem sido justificada pelo crime organizado e facções criminosas. Porém o que se observa não só na cidade mais no Estado todo é o descaso com o pobre, que tem todos os seus direitos negados (educação, moradia, saúde etc.).
Além disso, bairros