violência na adolecencia
Introdução
Problema social
Não dá para falar de violência nas escolas, sem antes entender que se trata de um problema social, pois não é um fato isolado, mas atinge a sociedade como um todo. Uma vez que a finalidade da escola, é proporcionar a educação, segurança e bem-estar da criança ou adolescente, direitos garantidos por lei:
É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Art. 227 da Constituição Federal Brasileira.
Quando uma criança/adolescente adentra aos portões de uma escola do governo, a família a esta entregando aos cuidados e responsabilidade do Estado.
A escola é uma instituição com regulamentação, com objetivo de disciplinar, ou seja, conduzir indivíduos a cumprirem as normas estabelecidas e quando essas normas não são cumpridas, começam a serem evidenciadas as deficiências impostas pelo sistema.
Os problemas sociais surgem quando alguma coisa não está funcionando como deveria, ou seja, a sociedade é regida por valores, normas e costumes, acompanhados de sanções, punições ou recompensas, conhecidos como desvio de social.
A violência na escola pode ser considerada como um desvio social, conforme:
(Dias, Reinaldo – 2010) “...Em outras palavras desvio social é uma violação das regras sociais e acontece quando alguém quebra os valores e as normas amplamente aceitas em uma sociedade ou grupo social”.
A causa da violência nas escolas vai além dos portões da mesma, pois a violência se encontra em vários grupos da sociedade, hoje se ouve falar muito em combate à violência nas escolas, com sanções e punições, autoritarismo por partes daqueles que detêm o poder.