Violência infantil
A violência sempre fez parte da história da humanidade. Em diferentes épocas e de diferentes formas ela ainda está presente nos dias atuais. O objetivo desse trabalho é discutir os conceitos da violência na sociedade moderna e, principalmente, ver como ela ocorre no Brasil, envolvendo crianças e jovens, expondo problemas e soluções.
Conceito de violência
Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação a outra pessoa ou ser vivo. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica do outro. Manifesta-se por meio da tirania, da opressão e do abuso da força.
A violência é explicita quando há ruptura de normas ou morais constituídas em uma sociedade especifica. “Não existe uma definição consensual ou incontroversa de violência. O termo é potente demais para que isso seja possível”, afirma Anthony Asblaster. Sendo assim, há costumes que são considerados violentos em alguns grupos e em outros não. Na sociedade ocidental, a morte de uma vaca para fins econômicos (alimentação e indústria do couro), em geral, não é considerado um ato violento. Já esse mesmo ato pode ser considerado violento para vegetarianos, por exemplo. A mídia, como um todo, faz da violência um negócio lucrativo. Alguns telejornais por exemplo, fazem uma cobertura sensacionalista com um ato violento que ocorreu. Apesar se ser algo grave, que vale sim ser lembrado, muitas outras matérias perdem espaço para essa violência gratuita. A violência é caracterizada em outros meios também. No cinema, tanto em filmes de ação, terror, suspense e até mesmo em comédias e dramas a violência muitas vezes está presente, de forma direta ou indireta. No esporte, alguns casos tem maior atenção. No futebol, a violência presente dentro e fora de campo, com brigas entre jogadores e entre torcedores que se generalizam em torcidas organizadas ocorrendo casos