Violência Doméstica
INTRODUÇÃO
Com este trabalho pretendemos dominar um pouco melhor este tema, Violência
Doméstica, que se torna cada dia mais chocante e mais explorado por parte da sociedade.
Assim, pretendemos dar a conhecer as leis que protegem o Direito à Vida e o Direito à
Liberdade, bem como as punições relativas a este tipo de crime. Em adição, vamos também apresentar alguns gráficos que mostram qual é o tipo de violência mais usado, a principal idade e o sexo do agressor.
Esperamos que no fim desta apresentação fiquem mais sensibilizados para este problema que atormenta a sociedade atual.
O QUE É A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA?
A violência Doméstica é o resultado da agressão física ou psicológica ao companheiro/companheira.
A sua importância é relevante não só devido ao sofrimento indescritível que vivem as vítimas como também porque a violência doméstica pode impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.
A violência doméstica envolve a violência psicológica, a violência física, a violência verbal, a violência económica, a violência sexual, a negligência, entre outras.
FASES DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Fase do Aumento da Tensão: as tensões acumuladas pelo agressor, são tensões que este não consegue resolver sem o recurso à violência.
Fase do Ataque Violento: o agressor maltrata física e psicologicamente a vítima, que tenta defender-se de uma forma passiva, esperando que ele pare e não avance com mais violência.
Fase de Apaziguamento: o agressor depois de a tensão ter sido direccionada sob a forma de violência, manifesta arrependimento e promete não voltar a ser violento.
ESTRATÉGIAS USADAS POR PARTE DO AGRESSOR
Violência Física: caracteriza-se pela agressão da vítima. Esta violência é muito influenciada pelo excesso de álcool que em muito prejudica a vítima pois pode levar o agressor à violência extrema.
Violência Psicológica: caracteriza-se por humilhar, discriminar,