Violência Doméstica Contra mulheres
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de responder a parte da avaliação da disciplina de “Questão social na Contemporaneidade”. O tema escolhido: “Violência Doméstica Contra Mulher como Produção e Reprodução Social” responde a uma indagação e curiosidade enquanto estudante do Curso de Serviço Social. Esta temática envolve parte do conjunto de ações as quais os Assistentes Sociais se envolvem no dia a dia de seu trabalho, por essa razão, serão desenvolvidas algumas ideias que permitem refletir e ampliar os conhecimentos sobre os diferentes aspectos do problema da violência contra a mulher em nossa sociedade. A violência é um problema tão antigo quanto a própria humanidade, certamente não é privilégio de um ou outro sexo, pois cada um de nós é capaz tanto para o carinho como para a violência. A ideia do lar como local de proteção, nestes casos, adquire uma perspectiva ameaçadora e sombria, propiciando e facilitando a ocorrência de condutas violentas mostrando que a violência contra mulheres é assunto de grande complexidade e de muitas faces a se ver, considerar e entender contribuindo para uma melhora na vida destas mulheres e famílias em geral afetadas.
Palavras chaves: Violência doméstica, Expressão da Questão Social, Serviço Social (objeto de trabalho do Assistente Social)
Introdução
A violência é tema de vasta discussão, analise e opiniões diversificadas na sociedade, pois faz parte de nossa vida cotidiana e na sociedade em geral independente de classes sociais, governos, organizações governamentais e não governamentais, vivemos uma realidade de tempos em que a violência se apresenta diariamente em nossa vida de várias formas e mudando constantemente onde observamos que o ser humano evolui tanto em inteligências para o bem quanto para o mal, causando dores,