Violência dentro das escolas
Para entender a violência nos dias de hoje, é preciso fazer uma análise histórica de como essa violência educacional vem percorrendo toda a nossa história.
Entendemos como violência, qualquer ato contra outra pessoa, ser vivo, ou objeto, seja físico, moral, verbal, psicológico, cultural, que pode ser visível ou mascarado. Tendo varias formas de reações para quem sofre qualquer tipo de violência.
Notamos que dentro da educação, a primeira violência foi a contra a cultura dos índios, sendo obrigados a abandonar todas suas crenças e tradições, e por ai segue inúmeros casos de violência permeando a educação no Brasil
Nesta pesquisa, iremos levantar através desses dados, quais são as causas e conseqüências dessa violência dentro da nossa sociedade.
A violência na relação aluno-professor, é o objeto de nossos estudos, onde pode acontecer tanto do professor para com o aluno ou do aluno contra o professor.
Justificamos esta pesquisa tendo em vista os inúmeros casos de exclusão e discriminação dentro da escola. O professor exerce uma violência contra o aluno, quando ele exclui e discrimina este aluno, quando ele não permite que o aluno se expresse. Isso pode ser explicado através da nossa história, pois antigamente o professor exercia uma autoridade absurda sobre o aluno, impondo tarefas e regras abusivas, formando um aluno totalmente passivo, sendo um receptor de conhecimento, e não sendo capaz de construir o seu próprio conhecimento. Recebiam castigos severos, físicos, eram alvos de gozações, isto era uma violência contra os alunos, pois moldavam uma aluno ideal, criavam a idéia do aluno perfeito para aquela sociedade, e os mesmos deviam de se adequar as regras impostas, a qualquer custo, e