violino
Blumenau, 06/11/2014
Professor: HELCIO DIETER LIESENBERG
Disciplina: Sociologia
Aluno: Kelvin C. da Silva, Nicolas Prange,Roger Rufino e Mauricio Felips
VIOLINO
A palavra violino vem do latim, que significa instrumento de cordas.Ele teve origen por instrumentos vindos da europa do Império Bizantino. Os primeiros violinos foram feitos na Italia entre o fim do século XVI e o início do século XVII. A sua criação foi atribuída ao italiano Gasparo de Salò. Durante duzentos anos, a arte de fabricar violinos de primeira classe foi atributo de três famílias da cidade de Cremona: Amati, Guarneri e Stradivarius. Toda a invenção do violino foi conduzida pelas raízes do instrumento milenar chines erhu, as raízes deste instrumento foram os instrumentos de cordas friccionados por arco mais antigos já descobertos.
O violino não foi inalterado por duzentos anos. A partir do século XIX modificou-se apenas a espessura das cordas, o uso de um cavalete mais alto e um braço mais inclinado. Inclusive, a forma do arco consolidou-se aproximadamente nessa época. Originalmente com um formato côncavo, o arco agora tem uma curvatura convexa, o que lhe permite suportar uma maior tensão das crinas, graças às mudanças feitas pelo fabricante de arcos François Tourte, a pedido do virtuose Giovanni Battista Viotti.
O violino é construído por luthiers que é a mesma coisa que produção artesanal de instrumentos musicais de corda com caixa de ressonância, e é esta caixa de ressonância que amplifica o som do violino e hoje em dia já existem os violinos elétricos que o som sai atrás da caixa de som, assim não existindo a caixa de ressonância
Ouvidos, Efes ou Aberturas acústicas: É onde o som sai e também aonde acontece as vibraçoes
Cravelhas:Parte onde se afina o instrumento, e o vilino é desafinado facilmente pelo calor ou por viagens longas.
Cavalete é a peça na qual se apoiam as 4 cordas distendidas.
Cordas: Antigamente eram feitas de tripa de carneiro. Hoje são de