Violencia na saúde do adolescente
A adolescência é uma das mais ricas fases da vida humana, repleta de possibilidades de aprendizagem, de experimentação, de novidades. Uma etapa da vida que precisa ser vivida de forma plena, saudável, estimulante e protegida pelos direitos assegurados na Convenção sobre os Direitos da Criança, no Brasil, e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Desenvolvemos esta revisão, no intuito de mostrarmos a realidade brasileira atual da violência, agravos e acidentes com crianças e adolescentes, seus fatores de vulnerabilidade e incidências, além de uma porção do leque de exposição a estes. Tentamos também por nossa conta e risco trazer a tona discussões e polêmicas sobre o assunto, bem como, inserir algumas possibilidades de intervenção tanto nos agravos quanto na prevenção de acidentes com estes jovens, incluindo as famílias, professores e principalmente as escolas, ambientes e pessoas que influenciaram e (desejo nosso), influenciarão nesta tão vil e grande porção da população brasileira.
1 definições
1.1 ADOLESCENTE
Trata-se de uma fase da vida entre a puberdade e a virilidade, compreendida entre os 11 e 19 anos de idade, de acordo com a OMS. Esta fase vem caracterizada pelo crescimento acelerado (estirão), e o desenvolvimento das características sexuais secundárias. Este estirão leva de 24 a 36 meses. Havendo ganho de peso e altura, e definição das formas físicas. Após esta fase as alterações são lentas, até chegar à fase adulta.
1.2 VIOLÊNCIA
Em sentido amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de comportamentos que visem causar dano à outra pessoa, ser vivo ou objeto. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo derivado do latim Violentia (que por sua vez deriva de vis, força, vigor); “aplicação de força, vigor contra qualquer coisa ou ente.”.