Violencia escolar – um retrato das desigualdades no brasil
SINEILZA DIAS D`ÁVILA SOARES
VIOLENCIA ESCOLAR – UM RETRATO DAS DESIGUALDADES NO BRASIL
Jucuruçu
2011
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho primeiramente a Deus por ter me dado forças nesta grande jornada que está apenas começando e aos meus amigos, aos familiares, aos mestres e aos ex-colegas que estão me ajudando a realizar o começo dos meus sonhos.
AGRADECIMENTOS
A Deus:
Por ter nos auxiliado o tempo todo na conquista de nossos objetivos;
Aos pais:
Que além de nos prover a vida nos condicionaram a prosseguir na jornada do saber;
Aos mestres
“Há uns que nos falam e não os ouvimos; há outros que nos tocam e não os sentimos, há alguns que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há aqueles que simplesmente vivem e nos marcam por toda a vida.”
EPÍGRAFE
"A indisciplina é filha dileta do autoritarismo e da permissividade. A disciplina a que me refiro é a liberdade, que conscientemente exercida conduz à ordem, não a ordem imposta que nega a liberdade. Como poderemos pensar em controlar as águas revoltas de um rio, se nos esquecermos das margens que as comprimem?".
José Pacheco, Escola da Ponte
VIOLENCIA ESCOLAR – UM RETRATO DAS DESIGUALDADES NO BRASIL
Erivando Marques Figueredo
RESUMO
O presente trabalho teve como pesquisa fontes bibliográficas. O objetivo principal foi analisar as situações de violência e indisciplina no contexto escolar, revelando os fatores determinantes e as conseqüências decorrentes na vida dos envolvidos. Estudos mostram uma preocupante incidência do fenômeno bullying nas escolas de todo mundo, mas apesar disso, ele tem sido desconsiderado normalmente, por boa parte da população, causando medo e sérias conseqüências