Violencia domestica contra mulheres
Esta questão social é muito discutida na sociedade atual, principalmente após a criação da Lei Maria da Penha. Entretanto não conseguimos visualizar de maneira efetiva as políticas públicas, que foram criadas para auxiliariam mulheres que sofrem agressão todos os dias de seus companheiros. Assim surge o interesse em compreender melhor esta temática.
Conceito de Violência
A violência pode ser definida em diversas maneiras. Segundo a Organização Mundial de Saúde, violência é:
[...] o uso de força física ou poder, em ameaça ou na pratica, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo de comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação. [...] São excluídos da definição os incidentes não intencionais [...] (DAHLBERG; KRUG, 2006, p.3).
Conceitos dos tipos de violência
Violência Física: A violência física é o uso da força com o objectivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes. São comuns: murros, estalos e agressões com diversos objetos e queimaduras.
Violência Psicológica: A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas. É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida. As ameaças de mortes também são um caso de violência psicológica.
Violência verbal: A violência verbal não é uma forma de violência psicológica. A violência verbal normalmente é utilizada para oportunar e incomodar a vida das outras pessoas. Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais (insultos), depreciações e os questionários infindáveis.
Violência sexual: Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento,