Violencia Dom Stica II
Quem são as vítimas?
Qualquer pessoa pode ser vítima! As vítimas podem ter qualquer idade, sexo, raça, cultura, religião, educação, emprego ou estado civil. O fenômeno da violência doméstica é transversal a todas as classes sociais, afetando mais mulheres do que homens e significa uma violação grave dos direitos humanos. Também afeta crianças e idosos.
Quem são os agressores?
Os agressores não são fáceis de diagnosticar, não há um perfil típico. Em público podem parecer amigáveis com a parceira ou a família, perpetuando as agressões, exclusivamente, na esfera privada. Podem existir nesses agressores características comuns, nomeadamente casados, de 25 a 45 anos, com baixa autoestima, usam armas e consomem álcool ou outras substâncias ilícitas. Contudo, na sua maioria são cuidadosos e tentam esconder as agressões, causando lesões em zonas menos visíveis e que não requeiram cuidados médicos. Por vezes culpam a vítima, culpabilizando-a pelo ato de violência.
1ª FASE: na fase de acumulação de tensão, existe uma sucessão de pequenos episódios (mesmo que não relacionados com a vida em família ou com a pessoa que será a vítima) que provocam um aumento constante de ansiedade, e de hostilidade (raiva e zanga).O (a) agressor (a) sob qualquer desculpa direciona todas as suas tensões sobre a vítima, por exemplo, insulta a vítima por não ter cozinhado, por ter chegado tarde a casa, por não ter dito “olá”, etc.
2ª – FASE: na fase de ocorrência da agressão, a tensão acumulada na fase anterior, dá lugar a uma explosão descontrolada de violência, que pode assumir uma ou diversas formas de agressão. O (a) agressor (a) descarrega a tensão sobre a vítima, sob a forma de maus-tratos físicos, psicológicos ou sexuais, independentemente da atitude da vítima.
3ª FASE: na fase de lua-de-mel, depois da tensão ter sido “descarregada” sobre a vítima, o(a) agressor(a) manifesta arrependimento e assume o compromisso de mudar o comportamento violento. A fase