AULA 1 ADM CIENTIFICA FUN DAMENTOS DE ADMINISTRAC A O 1
1191 palavras
5 páginas
MARCUS AURÉLIO FREIRESILVA
ECONOMISTA
ADMINISTRADOR
PÓS GRADUAÇÃO EM AUDITORIA
GOVERNAMENTAL
MBA EM GESTÃO DE EMPRESAS
MESTRADO EM CONTROLADORIA FINANCEIRA
MESTRANDO EM GERENCIAMENTO DE EMPRESAS
DOUTOR EM GESTÃO DA QUALIDADE
EDUCACIONAL
DOUTORANDO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Fundamentos da
Administração
Abordagem Clássica "o Pensamento de
Taylor"
Administração Científica
O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial.
Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração.
A Escola da Administração Científica foi iniciada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, considerado o fundador da moderna TGA.
Administração Científica
Taylor verificou que o operário médio e com o equipamento disponível produzia muito menos do que era potencialmente capaz.
Concluiu que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que o seu colega menos produtivo, acaba se acomodando, perdendo o interesse e não produzindo de acordo com sua capacidade.
A aplicação do método cartesiano
Taylor Procurou aplicar às operações manuais os mesmos princípios que os projetistas aplicavam às operações das maquinas no século XIX.
Para tanto, ele identificava o trabalho a ser feito, decompunha-o em suas operações individuais, designava a maneira certa de realizar cada operação e, finalmente, reunia as operações na sequência que permitia realizá-lo mais rapidamente e com maior economia de tempo e movimentos. O método cartesiano esta na base desse raciocínio.
A aplicação do método cartesiano A contribuição de Descartes, com sua nova metodologia, foi de extrema importância para a constante busca criteriosa do conhecimento verdadeiro a partir das ciências. Para Taylor, a implantação da Administração
Científica deve ser gradual e obedecer a um
período