violencia,crime e justica no brasil
2012
Introdução
Desde a década de 1980, os níveis da violência e da criminalidade no Brasil aumentaram contínua esignificativamente, especialmente nas maiores áreas urbanas. Este fenômeno, cujas causas são diversas e, em certa medida, controversas, transformou-se num dos problemas mais discutidos pela sociedade brasileira.Todos os dias, o país assiste nas telas de televisão a multiplicação de episódios dramáticos de violência no campo, nas favelas e nas periferias urbanas. Consequentemente, adquire proporções enormesa sensação de insegurança entre os moradores dos bairros pobres e de classe média, nos quais as pessoas falam não só dos criminosos que transgridem as leis, mas também que a justiça não funciona, apolícia falha e desrespeita a lei.
Desenvolvimento
Trezentos milhões de reais por dia é o custo estimado da violência no Brasil, o equivalente ao orçamento anual do Fundo Nacional de SegurançaPública, e um valor superior ao envolvido na reforma da Previdência que tanto mobilizou os governos. Esses valores não contabilizam o sofrimento físico e psicológico das vítimas da violência brasileira, umadas mais dramáticas do mundo. Com 3% da população mundial o Brasil concentra 9% dos homicídios cometidos no planeta. Os homicídios cresceram 29% na década passada e entre os jovens esse crescimentofoi de 48%. As mortes violentas de jovens aqui são 88 vezes maiores do que na França. E poucos países sofrem as ações de terrorismo urbano como as praticados por traficantes no Rio de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Câmpus Inhumas
Andressa Capone
Angela Albarral
Danilo Junior
Leticia Silva
Violência, crime e justiça no BrasilInhumas
2012
Violência, crime e justiça no Brasil
Este trabalho foi elaborado para fins de avaliação da disciplina“Sociologia” do curso Técnico em Química do Instituto Federal deGoiás, sob orientação da Professora Lúcia Proença.
Inhumas
2012
Introdução
Desde a