VIOLEANCIA NA ESCOLA

1518 palavras 7 páginas
VIOLÊNCIA NA/DA ESCOLA

Na sociedade atual, tem sido constante a problematização da violência vivenciada no contexto escolar, violência esta que pode ser conceitualizada como acontecendo na escola, da escola e que ainda advém de seu entorno ou das vivências cotidianas de seus atores. Para suscitar o debate e apresentar este relato, uso por base o livro Sociedade da Insegurança e a Violência na Escola, da Professora da UNIFESF, Dra. Flávia Schilling, publicado pela Editora Moderna em 2004. Reconheço que para melhor expor a problematização das ideias da mesma, terei que em alguns momentos ser plagiador de suas ideias e de seus contemporâneos por ela mencionados, a fim de suscitar nos leitores um dialogo e uma reflexão acerca da problematização da violência nas escolas.
Seja lá como for, fico imaginando uma porção de garotinhos brincando de alguma coisa num baita campo de centeio e tudo. Milhares de garotinhos e ninguém por perto – quer dizer, ninguém grande – a não ser eu. E eu fico na beirada de um precipício maluco. Sabe o que eu tenho de fazer? Tenho que agarrar todo mundo que vai cair no abismo. Quer dizer, se um deles começar a correr sem olhar onde está indo, eu tenho que aparecer de algum canto e agarrar o garoto. Só isso que eu ia fazer o dia todo. Ia ser só o apanhador no campo de centeio e tudo. Sei que é maluquice, mas é a única coisa que eu queria fazer. Sei que é maluquice.
J.D. Salinger, O apanhador no campo de centeio.

Antes de nos deleitarmos sobre este pequeno poema inscrito por Salinger vamos a buscar para um conceito da violência. Segundo o Wikipédia, Violência é um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violência (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de

Relacionados