Viol ncia sexual
Este trabalho tem o objetivo de apresentar de forma parcial o tema proposto sobre abuso sexual explicando suas definições, tipos, vítimas, consequências e situações que estão relacionadas ao tema. Foi realizado tendo como base o artigo “A Ferida Invisível”, Um Estudo sobre o Abuso Sexual e suas Consequências nos Relacionamentos Amorosos, de Patrícia Jacob.
Segundo o site web artigos o problema violência sexual é uma realidade existente na sociedade em geral, no qual tem levado a consequências graves de exclusão como a vulnerabilidade e risco social.
Esta violência sexual resulta de um fenômeno complexo levando em consideração o contexto histórico, econômico, cultural e político. No enfoque destas condutas ilícitas irá infringir o direito universal à vida, à liberdade, à segurança e à dignidade humana. Não obstante, é agravado pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores, o que resulta na violação às vítimas (site web artigos).
Vários autores definem o conceito de violência sexual, sendo este para a Organização Mundial de Saúde:
“Qualquer ato sexual ou tentativa do ato não desejada, ou atos para traficar a sexualidade de uma pessoa, utilizando repressão, ameaças ou força física, praticados por qualquer pessoa independente de suas relações com a vítima, qualquer cenário, incluindo, mas não limitado ao do lar ou do trabalho”.
Outro conceito diz que “abuso sexual é definido como todo ato ou jogo sexual, relação hetero ou homossexual, cujo agressor esteja em estágio de desenvolvimento psicossexual mais adiantado que a criança ou o adolescente”. Tem por finalidade estimulá-la sexualmente ou utilizá-la para obter estimulação sexual.
Define ainda (FAIMAN, 2004) O abuso como sendo todo relacionamento interpessoal aonde a sexualidade é veiculada sem o consentimento válido de uma das pessoas envolvidas.
Deve haver uma diferença de idade de quatro ou cinco anos ou mais entre a vítima e o abusador, quando a criança é menor de