VIOL NCIA DOM STICA CONTRA CRIAN AS E ADOLESCENTES
Seis horas da manhã. Bruna estava acordando. A mãe sai para trabalhar. Bruna vai até a padaria e escolhe seu doce preferido. Na saída, João lhe oferece carona até sua casa. Bruna aceita, mas mal sabe o que acontece
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
FORMAS
Bom, a violência doméstica pode dar-se de formas variadas, mas aqui citamos quatro que seriam as mais importantes e que de certa forma englobam todas as outras
Violência Física - corresponde ao emprego de força física no processo disciplinador de uma criança, é toda a ação que causa dor física, desde um simples tapa até o espancamento fatal. Geralmente os principais agressores são os próprios pais ou responsáveis que utilizam essa estratégia como forma de domínio sobre os filhos.
- Violência Sexual - é todo o ato ou jogo sexual entre um ou mais adulto e uma criança e adolescente, tendo por finalidade estimular sexualmente esta criança/adolescente, ou utilizá-lo para obter satisfação sexual. É importante considerar que no caso de violência, a criança e adolescente são sempre vítimas e jamais culpados e que essa é uma das violências mais graves pela forma como afeta o físico e o emocional da vítima.
- Violência Psicológica - é toda interferência negativa do adulto sobre as crianças formando nas mesmas um comportamento destrutivo. Existem mães que sob o pretexto da disciplina ou da boa educação, sentem prazer em submeter os filhos a vexames, sua tarefa mais urgente é interromper a alegria de uma criança através de gritos, queixas, comparações, palavrões, chantagem, entre outros, o que pode prejudicar a autoconfiança e auto- estima.
- Negligência: pode ser considerada também como descuido, ausência de auxilio financeiro, colocando a criança e o adolescente em situação precária: desnutrição, baixo peso, doenças, falta de higiene.
PREVISÃO ASSEGURADA É EFETIVAMENTE APLICADA?
Sim, entendemos primeiramente que existe uma grande problemática quando referimo-nos à nossa legislação.
Isto