1027 2087 1 PB
RESUMO
A cultura é uma das principais fontes da identidade organizacional. Em grandes corporações, a existência de uma “espinha dorsal” parece ser evidente, entretanto, a manifestação de subculturas é um fenômeno natural devido à complexidade das operações e diversidade de sujeitos que fazem parte do sistema organizacional. Este artigo procura identificar a existência de subculturas em uma organização multinacional de origem européia instalada no Brasil. O método escolhido, estudo de caso qualitativo, foi amparado na a problemática de identificar e comparar os principais elementos culturais dos departamentos de vendas e serviços desta organização. Este trabalho se propôs comparar os principais valores, artefatos, liderança, processo de tomada de decisão e comunicação destes dois departamentos, a partir da investigação empírica utilizando entrevistas em profundidade e observação participante. As contribuições resgatam que cada departamento demonstra uma maneira de agir, baseado em seus significados e senso de urgência próprios. A base teórica para fundamentação e análise dos resultados foram os conceitos de cultura organizacional de Schein (1992; 2007), como as três perspectivas culturais de Martin (1999).
.
Palavras chave
Cultura organizacional, sub-culturas, identidade organizacional
1 INTRODUÇÃO
O contexto organizacional contemporâneo requer a cada dia a adequação das empresas às mudanças decorrentes de transformações no mercado, políticas governamentais, exigências dos clientes, colaboradores e outras entidades sociais, o que exige constantemente revisões no modus operandi das organizações em todo o mundo.
Dentro deste novo cenário, o estudo da cultura organizacional torna-se um dos aspectos mais importantes da organização para o direcionamento das suas atividades, pois orienta as decisões de gestão em todos os níveis da estrutura organizacional. A organização é