vinhos
Boas Práticas:
Empresa Lanches Bom Demais.
OBJETIVO
O objetivo deste manual é descrever todos os procedimentos adotados na Empresa Lanches Bom Demais, a qual produz lanches, para atender os requisitos relativos às Boas Práticas de Produção, incluindo desde aspectos de higiene pessoal, móveis e instalações, limpeza e sanitização de equipamentos e utensílios, controle de vetores e pragas, controle da higiene do reservatório de água até controles aplicados a produção de alimentos para assegurar sua inocuidade. Foi elaborado visando garantir o aperfeiçoamento desta proposta e a qualidade do alimento distribuído, com conceitos básicos e orientações para que seja consultado, no dia a dia, por todos os manipuladores que tenham como preocupação garantir condições dignas de alimentação para os consumidores.
DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
- Portaria CVS-6 de março de 1999 da Secretaria de Saúde do estado de São Paulo. Regulamento Técnico Sobre os Parâmetros e Critérios para o Controle Higiênico – Sanitário em Estabelecimentos de Alimentos.
- Portaria Nº 518, de 25 de março de 2004 do Ministério da Saúde. Estabelece os procedimentos relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências.
- Resolução – RDC Nº 216 de 15 de setembro de 2004 do Ministério da Saúde. Regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.
CAMPO DE APLICAÇÃO
Este manual destina-se a todas as áreas internas e externas do estabelecimento Lanches Bom Demais.
DEFINIÇÕES
Antisséptico, sanificante ou desinfetante: produto de natureza química utilizado para reduzir a carga microbiana a níveis aceitáveis e eliminar os microrganismos patogênicos.
Armazenamento: é o conjunto de tarefas e requisitos para a correta observação de insumos e produtos terminados;
Boas Práticas de Produção (BPP): são os procedimentos necessários para a obtenção de alimentos inócuos,