Vilanova Artigas Arquiteto
“Admiro os poetas.O que eles dizem com duas palavras a gente tem que exprimir com milhares de tijolos.” Vilanova Artigas
João Batista Vilanova Artigas, junto a outos arquitetos é responsável pelas primeiras manifestações modernistas na arquitetura de Curitiba. Graduou-se engenheiro-arquiteto na Escola Politécnica da USP, Artigas, muito embora tenha atuado principalmente em São Paulo, deixou significativas obras na capital, e mesmo no interior paranaense.
Suas primeiras obras em Curitiba datam dos anos de 1940 quando sua arquitetura era fortemente influenciada pelos projetos de Frank Lloyd Wright. Mais tarde, Artigas assumiu a influência de Le Corbusier, marcadamente reconhecida na residência de João Luiz Bettega. É forte na formação de Artigas a convivência com os artistas populares de São Paulo do grupo Santa Helena (a chamada “família artística paulista”).
Paralelamente à atividade de arquiteto, Artigas dedicou-se, ao longo de sua vida, ao magistério; inicialmente na Politécnica de São Paulo, mais tarde, no curso de Arquitetura da USP.
Muitas obras de Artigas representam a interpretação da “casa paranaense” remetendo sempre às memórias de sua infância no Paraná.
Os quase 700 projetos realizados numa profícua carreira e o contato com profissionais de outros países, deram a Artigas reconhecimento internacional e seu nome, anos após seu falecimento, continua como um dos mais respeitados entre os arquitetos brasileiros. Artigas é hoje o arquiteto brasileiro mais premiado pela UIA (União Internacional dos Arquitetos) do século XX. PRINCIPAIS OBRAS
Além de inúmeras residências, edifícios comerciais, residenciais, instituições e escolas, Vilanova Artigas deixou projetos reconhecidos nacionalmente:
Primeira casa de Vilanova Artigas “ a casinha”, 1966 localizada em Campo Belo – SP
Casa Rio Branco Paranhos – SP ( Talvez a última