Vikings
ORIGEM DO NOME VIKING
Nem sempre foram chamados assim, esse nome foi dado, mais tarde, pelos primeiros autores. A palavra deve vir de uma antiga palavra islandesa, “vik”, que significa baía ou angra. A expressão “a-viking” significa sair em exportação.
LOCALIZAÇÃO
Os vikings são uma antiga civilização originária da região da Escandinávia, que hoje compreende o território de três países europeus: a Suécia, a Dinamarca e a Noruega.
A ERA VIKING
Eles e seus descendentes se estabeleceram na maior parte da costa do Mar Báltico, grande parte da Rússia’ continental, a Normandia na França, Inglaterra e também atacaram as costas de vários outros países europeus, como Portugal, Espanha,Itália e até a Sicília e partes da Palestina. Os vikings também chegaram à América antes da descoberta de Cristóvão Colombo, tendo empreendido uma tentativa fracassada de colonização na costa da região sudeste do Canadá.
O período compreendido entre as primeiras invasões registradas na década de 790 até a conquista normanda da Inglaterra, em 1066, é conhecido como a Era Viking da história escandinava. Supõe-se que os ataques aos povos que vivem ao redor do Mar Báltico tem uma história anterior. Eles são, porém, não bem conhecidos, devido à falta de fontes escritas a partir dessa área. Os normandos eram descendentes de vikings dinamarqueses e noruegueses a que foram dados suserania feudal de áreas no norte da França - o Ducado da Normandia - no século X. A este respeito, os descendentes dos vikings continuaram a ter influência no norte da Europa. Da mesma forma, o Rei Harold Godwinson, o último rei anglo-saxão da Inglaterra, tinha antepassados dinamarqueses.
O FIM DA ERA
De acordo com as