vigorexia
A vigorexia, doença relacionada a distorção da imagem que leva seu portador a buscar cada vez mais intensamente a definição e crescimento muscular. É classificada pelos psicólogos como um Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) especificamente acompanhada de uma auto-imagem distorcida, é um transtorno dismórfico corporal, a insatisfação constante com o próprio corpo.
Indivíduos acometidos desta síndrome são pessoas que, mesmo fortes fisicamente, ao visualizarem a sua imagem em espelhos, por exemplo, veem-se como fracos, apesar de fortes e muito musculosos, de maneira similar aos acometidos de anorexia que, ao se visualizarem, sempre se consideram gordos. Determinados indivíduos, ao serem acometidos de vigorexia, podem desenvolver uma obsessão não apenas pelo volume muscular, mas também pela aparência deste, e seu volume de gordura subcutânea que os revela. A esta característica, chama-se definição muscular. Este factor é importante entre os fisiculturistas competidores, e até importante nos atletas de diversos desportos, no teor de gordura corporal, sem considerar diretamente fatores estéticos. Tais indivíduos podem somar ao excesso de treino e/ou o consumo de anabolizantes diversos, ou mesmo excesso de alimentação baseada em proteínas, somam medicamentos e substâncias que auxiliam ou potencializam a queima de gordura corporal, "fat burners" , como a cafeína e a efedrina e suas combinações, as combinações de anfetaminas e inibidores de apetite diversos e outros fármacos com estes fins, inclusive em dosagens perigosas, até mesmo pelos baixos níveis de gordura corporal que atingem, e sua relacionada assimilação e processamento de vitaminas lipossolúveis.
Alguns autores utilizam o termo Anorexia Reversa, Bigorexia (uma derivação do verbo em inglês, Bigger, que quer dizer Grande) e Vigorexia (termo com o mesmo significado de Bigorexia) conhecido em países Latinos. A etiologia da palavra Vigorexia quer dizer: vigor (força, robustez) + "rexia" (prefixo