Vigas- Concreto Armado-ELS
PÓS- GRADUAÇÃO EM CÁLCULO ESTRUTURAL
PROF: VALDETE ARAÚJO
DISCIPLINA: AÇÃO E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS
INTEGRANTES: JADSON SILVA DIAS
LEONARDO POMARI
CLAUDENY BRAS
ESTUDO DE VIGA EM CONCRETO ARMADO, TIPO BIAPOIADADETERMINAÇÃO DO ESTADO LIMITE DE SERVIÇO-ELS
Abril de 2013
1.INTRODUÇÃO
O concreto armado é um material compósito, onde basicamente a peça resiste a esforços de compressão (concreto) e tração (armaduras).
Nas peças em concreto armado (pilares, vigas, lajes, etc) é de suma importância o devido dimensionamento, e um dos parâmetros de análise é buscar um enquadramento em relação aos estados limites, por meio de formulações contidas em norma. No caso em comento, a norma utilizada é a NBR 6.118/2003.
2.PROBLEMA PROPOSTO
2.1- Dados do Problema
A figura seguinte demonstra a peça a ser analisada. A seção 30cmx50cm , I=450 cm , fck- 250 mpa , armadura longitudinal 4Φ20 mm (As=12,60 cm²), d=48,50 cm. Classe II de agressividade ambiental.
Figura 01: Esquema adotado
V (30x50)
L=450 cm
2.2- Análise quanto à Norma
A NBR 6.118/2004 preconiza que elementos de concreto armado são aqueles cujo comportamento estrutural depende da aderência entre o concreto e a armadura e nos quais não se aplicam alongamentos iniciais das armaduras antes da materialização da armadura. Cabe frisar que o estado limite está relacionado a danos causados a estrutura, seja de nível visual, conforto térmico, acústico, etc.
No estado limite de utilização há o colapso da estrutura, ou qualquer tipo de ruína estrutural, que determina a paralisação de sua utilização.
Com relação ao estado limite de serviço, há verificação quanto à formação de fissuras, abertura das mesmas, deformações excessivas, compressão excessivas, entre outros. No presente trabalho serão feitas as análises no estado limite de formações de fissuras ELS-F e estado limite de deformações excessivas ELS-DEF.