Viga de fero
Viga de ferro (aço CA-50) para construção A viga de ferro para construção, pode ser armada com 4(quatro) ou 6(seis) ferros. Depende do esforço a que será submetido a viga de concreto da construção. Outro fator importante, é o espaçamento dos estribos. Numa viga de ferro para construção comum, usa-se um espaçamento de 20 centímetros e 4 ferros na armação, porém, por determinação de cálculos feitos pelo engenheiro, pode-se aumentar a quantidade de ferros, bem como diminuir o espaçamento dos estribos, afim de aumentar a resistência da viga de ferro.
A viga de concreto com armação de ferro, deve ser executada em obras que tiverem mais do que um pavimento. Ela fará o "fechamento" da estrutura do piso inferior ao mesmo tempo em que fará o "papel" de baldrame para o piso superior.
Numa construção média ou pequena, a viga de ferro pode ser executada a partir da última fiada de bloco das paredes, isto é, levanta-se as paredes depois de executar as colunas de concreto e sobre a parede executa-se o vigamento utilizando a viga de ferro(aço CA-50).
Em construções com dois ou mais pavimentos, convém dividir o trabalho de armação e o de alvenaria, para um melhor aproveitamento do tempo da execução da obra. A equipe da armação vai executando o esqueleto da obra enquanto a equipe de alvenaria vai fechando os vãos com blocos de concreto, cuidando dos esquadros de portas e janelas, etc., bem como da execução da vedação dos ambientes.
Nos casos de pequenas construções, a viga de concreto com armação de ferro deve ser amarrada com arame recozido à ferragem da coluna que pode ser continuada em 30 ou 50 centímetros afim de dar sustentação às colunas do pavimento superior.(igual ao caso do baldrame do piso térreo).
Depois de colocada a viga de ferro, nivele o vigamento pela altura dos caixilhos de madeira, afim de evitar caimentos indesejáveis no piso superior. Só depois de realizado o