Vidros
15
VIDROS
Em ciência dos materiais o vidro é uma substância sólida e amorfa que apresenta temperatura de transição vítrea.
A temperatura de transição vítrea, é definida como a temperatura que separa o comportamento sólido do comportamento líquido em um sólido amorfo como o vidro .
No dia a dia o termo se refere a um material cerâmico transparente geralmente obtido com o resfriamento de uma massa líquida à base de sílica.
Materiais de Construção Civil – Aula 15
Principais Características
Reciclabilidade
Transparência (permeável à luz)
Dureza
Não absorvência (impermeável à fluidos)
Ótimo isolante elétrico
Baixa condutividade térmica
Recursos abundantes na natureza
Durabilidade
Materiais de Construção Civil – Aula 15
Tipos de vidros
Vidros de Soda-cal: São os vidros mais comuns, usados no vidro plano, lâmpadas, recipientes, garrafas, potes, etc.
Vidros de sílica fundida ou quartzo: Caracterizado por altas temperaturas de fusão e trabalho, um coeficiente de expansão térmica baixo (e assim resistência ao choque térmico) e alta resistência química. Seu alto ponto de fusão o torna caro e difícil de produzir. São aplicados em laboratórios de alta tecnologia. Vidros de borossilicato: Resistentes a corrosão química e coeficiente de expansão térmica baixo. Utilização em utensílios domésticos (Pyrex) e de laboratórios, lâmpadas e ainda é usado em vidros resistentes ao fogo aumentando a resistência ao impacto.
Materiais de Construção Civil – Aula 15
Tipos de vidros
Vidros de chumbo: Vidros com baixas temperaturas de fusão e trabalho, possui um alto índice de refratividade e densidade. Vidros com altos teores de chumbo são usados como protetores de radiação. Usos em lentes e
“cristal”.
Vidros de silicato de alumínio: Possui dez vezes mais alumínio no que os soda-cal, proporcionando uma grande durabilidade química.
Materiais de Construção Civil – Aula 15