vidros-materiais de construção
VIDRO
INTRODUÇÃO
Os vidros estão massivamente presentes em nosso cotidiano, seja por meio de embalagens, nas esquadrias e fechamentos de nossas casas, na arte.
No nosso campo de atuação, ou seja, na construção civil, inúmeras são as suas aplicações: podem garantir mais luminosidade, transparência, segurança, acabamento e decoração.
São encontrados no mercado em diversos formatos, composições, tipos e sob as mais variadas formas de produtos, contudo, sua escolha deve ser criteriosa.
Na escolha deve-se observar e relacionar os mais diversos pontos como, por exemplo, tipo, funcionamento, dimensões, especificações do fabricante e aplicação a qual se destina, atentando-se sempre às normas técnicas correlatadas e se o fabricante possui certificações da ISO.
ORIGEM DOS VIDROS
2000 a.c - Litoral do Líbano:
Fenícios, ao utilizar salitre e soda para improvisar uma fogueira 4000 a.c – Egito: Encontrado adornos e objetos cerimoniais nas tumbas de Farós
100 a.c – Siria: Desenvolvido a técnica do vidro soprado
COMPOSIÇÃO
• O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa a base de sílica em fusão. As propriedades do vidro são função direta de sua composição química.
• Quando se produz o vidro se trabalha com viscosidade específica, esta no início não pode ser muito baixa nem alta, pois não seria possível dar-lhe forma. O vidro vai se esfriando e ficando mais viscoso até que ele fique viscoso o bastante para não continuar a fluir.
72% de Sílica: obtida principalmente da areia branca pura.
•
O elevado ponto de fusão e a alta viscosidade tornam muito cara à fabricação devido ao alto teor de sílica. Por isso vimos que os outros
28% podemos encontrar potássio, alumina, sódio, magnésio, cálcio, entre outros que servem para reduzirem o custo do processo e aumentam na variedade de tipos.
• O vidro é um material 100% reciclável, portanto tudo que