vidros fusing (reciclados)
70% AREIA retirada de locais como fundo de lago.
14% SÓDIO
14% CÁLCIO
0,2% COMPONENTES QUIMICOS.
COMO É FEITO:
Os ingredientes são misturados e levados ao forno chegando a uma temperatura de 1.500 C até se fundir e virar uma goma viscosa de cor dourada. Essa mistura é colocada em um primeiro molde, que dá o seu contorno inicial de garrafa de vidro. Em seguida, ela é colocada em um molde final e é injetado ar no seu interior, fazendo com que a mistura viscosa ganhe o contorno definitivo. Por fim, deixa-se resfriar o material por uma hora. Depois desse período, o vidro já está pronto para ser utilizado.
CURIOSIDADES:
Existem vidros feitos de açúcar! Eles não têm nenhuma resistência. Pra que servem então? Para ser utilizados principalmente em filmagens de TV ou de cinema em cenas em que abjetos de vidro são quebrados na cabeça de atores e atrizes
O estado físico do vidro quase ganhou uma condição única, chamada de vítreo. A controvérsia existe porque, embora pareça sólida, ele tem a estrutura molecular de um liquido. Alguns cientistas o classificam como
"sólido amorfo", ou seja, sem forma
A técnica do sopro de ar, descrita na etapas, também pode ser feita artesanalmente. Os vidros que servem como esculturas, por exemplo, são assoprados pelo próprio artista, com uma espécie de grande canudo.
O vidro leva 4 mil anos para se decompor.
VIDRO RECICLAVEL:
O VIDRO É 100% RECICLAVEL:
Mas que apenas 47% do total produzido no Brasil são encaminhados para a reciclagem. Além dos benefícios ambientais que o processo de reciclagem gera, como redução de emissão de poluentes e economia de energia e água, o programa envolve toda a cadeia produtiva do vidro, trazendo melhorias para a sociedade por investir também no aspecto social e econômico das cooperativas parceiras.
POR QUE USAMOS O VIDRO
Produtos não sofrem alterações de sabor ou de qualidade
Mantém os produtos mais frescos
Inafetado por mudanças de temperatura