Vidro
Instrumentação em Engenharia de Automação e Controles
Controle de Temperatura na Fabricação do Vidro
Curso: Engenharia de Automação e Controles
São Paulo, 2004
S.P. - Brasil
SUMÁRIO
OBJETIVOS 04
INTRODUÇÃO 05
A INDÚSTRIA E A PRODUÇÃO DO VIDRO 09
RECOZIMENTO DO VIDRO 47
TERMOPARES 51
OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é apresentar os princípios físicos e químicos associados à fusão do vidro destacando o “porquê” da importância de seu entendimento, “como” estes princípios podem alterar a fusão e “quando e onde” esses princípios podem ser aplicados durante o processamento experimental de diferentes composições até a elaboração do vidro.
Para tanto será abordado a seqüência de elaboração do vidro desde os requisitos de elaboração da matéria prima vitificável (composição), passando pelas etapas de aquecimento e dissolução (“fusão”) da composição e a eliminação d heterogeneidades, tratando dos princípios físicos e químicos envolvidos e das variáveis de processo utilizadas para controlá-los.
A parte do processo referente à descrição dos mecanismos de geração e eliminação de bolhas, juntamente com a descrição da influência do estado de oxidação redução do banho serão tratados em outro trabalho.
INTRODUÇÃO
A história da descoberta do vidro é bem antiga, e os primeiros registros datam de 5000 a.C.; quando mercadores fenícios descobriram acidentalmente o novo material ao fazerem uma fogueira - na beira da praia - sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio ( que serviam para segurar suas panelas). O fogo, aliado à areia e a o nitrato de sódio, originou, pela primeira vez acredita-se, um líquido transparente, o vidro.
Posteriormente, 100 a.C., os romanos já produziam vidro por técnicas de sopro em moldes, para confeccionar suas "janelas". Em