Vidro
VIDRO
a palavra vidro pode ser utilizada para caracterizar o estado de uma substância, (substância vítrea), ou um material funcional (por exemplo, uma vidraça), ou ainda um objecto (por exemplo, uma garrafa de vidro).
VIDRO
Transparente ou opaco, colorido ou incolor, brilhante ou desenhado, o vidro está presente na vida de todos, em praticamente todos os lugares. Um dos materiais mais antigos utilizados pelo homem, a sua composição praticamente não mudou nos últimos milênios.
COMPOSIÇÃO: orque facilitam o processo de produção, reduzem a temperatura de fusão e a
É composto, basicamente, por Areia (Sílica), Cal (calcário) e Barrilha (Carbonato de Sódio). Outros materiais incluídos em sua formulação podem ser considerados ingredientes secundários, embora importantes, pcrescentam propriedades especiais, que diferenciam um tipo de vidro do outro. E há mais de 800 tipos diferentes de vidros. VIDRO – NEM LIQUIDO, NEM SÓLIDO:
O vidro é uma substância inorgânica com características do estado líquido, mas que, quando resfriado, alcança um grau de viscosidade tão alto que se torna rígido para todos os usos práticos.
Assim, visto sob o aspecto científico, o vidro é um líquido, mas com viscosidade tão elevada que, do ponto de vista prático, parece um “sólido”.
Quando aquecemos o vidro ele se torna menos viscoso, ou seja, mais fluido, e por isso as peças são moldadas enquanto o material está fundido.
A fusão de seus componentes, como o dióxido de silício, só acontece em uma temperatura muito alta, a 1.700°C, o que exige o consumo de muita energia.
Para reduzir os custos de produção são acrescentados à mistura óxidos metálicos, que reduzem o ponto de fusão da sílica até valores em torno de 800°C.
Autolimpantes;
Refratários;
Fotossensíveis;
Temperados;
Antirreflexo;
Planos;
Coloridos;
Baixo emissivos;
Laminados;
E vidros que controlam e reduzem a